THE WORLD’S LEADING APPS SUBSCRIPTION SERVICE

News

Prêmio anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2015

logo-telesintese

Por Redação

Veja o que aconteceu na cerimônia de entrega da quarta edição do evento anual e conheça as empresas e os produtos eleitos os mais inovadores do ano por um juri qualificado.

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 05, a cerimônia de entrega do Prêmio Anuário Tele.Síntese 2015. Esta foi a quarta edição do evento realizado pela Momento Editorial e celebra a inovação no mercado de tecnologias da informação e comunicação. Realizado no espaço Unibes Cultural, em São Paulo, contou com a presença de autoridades, representantes das principais empresas de telecomunicações do país, da academia e da sociedade civil.

Formaram a mesa de entrega da premiação João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Júlio Semeghini, subsecretário de tecnologia e serviço de atendimento ao cidadão do governo do estado de São Paulo; Margarida Baptista – que representou o presidente do BNDES, Luciano coutinho; Milton Kashiwakura, do NIC.br, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil; e José Leite Pereira Filho, ex-conselheiro diretor da Anatel e professor da UnB.

Miriam Aquino, diretora editorial da Momento Editorial e do Tele.Síntese, abriu a cerimônia. Ela destacou o momento desafiador por que passa o país e o árduo caminho para que o Brasil se enquadre no rol dos países mais avançados em telecomunicações. Lembrou que a situação exige criatividade. “Inventar é a nossa saída”, resumiu, lembrando que o Anuário Tele.Síntese é uma extensa pesquisa de inovações dentro do setor.

João Rezende, presidente da Anatel, lembrou que as telecomunicações brasileiras ainda têm a missão de reduzir o déficit de pessoas com acesso à internet, e isso em meio a uma transição no mercado, em que uma nova economia põe em xeque os modelos tradicionais em telecomunicações. “Essa contradição só será superada com a inovação”, ressaltou. Ele lembrou o papel dos pequenos e médios provedores de acesso para, de forma criativa, levar conetividade aos rincões do país, onde as grandes companhias não chegam. “No próximo leilão de frequências queremos favorecer os pequenos e médios. É fundamental que, além de manter as oportunidades de desenvolvimento dos grandes, haja o avanço de alternativas”, afirmou.

Júlio Semeghini, do governo paulista, também lembrou que ainda existe metade das residências sem conexão à rede. “Procuramos migrar para tecnologias que melhorem as vidas das pessoas, mas esbarramos naquelas que ainda não têm conexão. Por isso são fundamentais políticas públicas. Precisamos rever o modelo de contratação no estado, criar ferramentas como o 0800, que permita o uso digital dos serviços sem onerar pessoas que querem direcionar seus gastos com internet para consumo pessoal”, ressaltou. Lembrou que o governo paulista lançou recentemente o Pitch.Gov.SP, iniciativa que propõe a solução tecnológica a diversos desafios, destinado a atrair startups para o desenvolvimento do e-gov.

Homenagem Especial
Durante o evento houve uma homenagem a Hélio Graciosa. Um reconhecimento aos serviços prestados pelo engenheiro à pesquisa e desenvolvimento no setor de telecomunicações, durante quase quatro décadas em que trabalhou no CPqD. “Foi no espírito de contribuir com a sociedade que o CPqD foi criado”, ressaltou o engenheiro, que dedicou o momento à milhades de pessoas que trabalharam e trabalham no centro de pesquisa. Ele recebeu a homenagem das mãos de Lia Ribeiro Dias, diretora da Momento Editorial.

Premiados
Uma comissão formada por representantes do setor público, do meio acadêmico, da sociedade civil e da Momento Editorial avaliaram 168 projetos e serviços inscritos no Anuário Tele.Síntese de Inovação de 2015. A pesquisa envolveu todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações: operadoras regionai de serviços de comunicações; fornecedores de produtos; fornecedores de software e serviços; desenvolvedores de conteúdo e aplicações. Confira, abaixo, a relação de todos os premiados, por categoria, e qual inovação motivou o reconhecimento, além do grande prêmio para tecnologia totalmente desenvolvida no Brasil.

Operadoras de Serviços de Comunicações
1° – Nextel –
Planos Flexíveis para Celular
2° – TIM –
Biosite
3° – NET Serviços –
Now Online

Operadoras Regionais
1° – Master – Internet Rural com alimentação solar
2° – Lifenet –
Plataforma de marketing direcionado
3° – Mega Infoline / Conid –
Interconexão de redes de fibra óptica entre cidade
3° – Rede Nowtech –
Topfibra

Fornecedores de Software e Serviços
1° – Visent –
CDRView IoT
2° – EMC –
Smart Cities Analytics
2° – CESAR –
Monitor de Irrigação
3°Blue Coat
Produtos de segurança analítica e análise forense

Fornecedores de produtos
1° – Alcatel-Lucent –
Sistemas de MUX OTN
2° – Qualcomm –
Processador Snapdragon
2°Trópico –
ERB LTE Compacta
3° – Ciena –
Waveserver
3° -Nokia Networks –
Nokia Radio Cloud

Desenvolvedores de Apps e Conteúdo
1° – Bemobi –
Apps Club
2° – Webcore –
Polaris
3° – Cobli –
Experiência do motororista com seu carro

Tecnologia Nacional
Visent –
CDRView IoT

Veja mais fotos do evento, aqui. Baixe o Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2015 aqui.